Back to home
Fale Conosco Mapa do Site

Portais Embraer

Aviação Comercial


Aviação Executiva


Mercado de Defesa


Galeria de Imagens Embraer


Relações com Investidores

Centro Histórico

Instituto Embraer


Aircraft - Quick Access



Veja Também


A Embraer e seus parceiros de treinamento oferecem a todos os operadores de aeronaves de sua fabricação um conjunto abrangente de cursos de treinamento técnico.

Sistema de treinamento das aeronaves da família ERJ 145, Legacy e EMBRAER 170/190

Visando prover os clientes com treinamentos de manutenção e de operações, a Embraer decidiu partilhar as responsabilidades pela gestão do sistema de treinamento das aeronaves, com empresas conceituadas mundialmente a seguir listadas:

Flight Safety International (FSI) empresa responsável pelos treinamentos dos clientes ERJ 145 e Legacy.

Swiss Aviation Training (SAT) e GECAT autorizadas a praticar os treinamentos dos clientes EMBRAER 170/190.

A combinação dos conhecimentos técnicos das equipes da Embraer no projeto e construção de aeronaves com a experiência da FSI, SAT e GECAT na produção e manutenção de instalações e programas de treinamento assegura o fornecimento aos clientes Embraer programas de treinamento com elevado padrão de qualidade.

Tanto os programas de treinamento de manutenção como os de treinamento de operações aliam treinamento acadêmico (instrução em salas de aula com apoio de computadores) a treinamentos práticos ("on-the-job "). As aulas acadêmicas e práticas são integradas em fases, de forma a maximizar a transferência de conhecimento pela prática adequada e oportuna dos procedimentos aprendidos na sala de aula.

As fases práticas envolvem treinamentos em simuladores aliados a treinamentos com ajuda de computadores e visitas à linha de produção Embraer. A Embraer recomenda que as classes iniciais de manutenção sejam desenvolvidas nas suas instalações no Brasil para permitir aos alunos acesso direto às aeronaves.

Os recursos auxiliares de instrução utilizados nas fases de treinamento acadêmico incluem o uso do Computer Based Training (CBT) e do Animated Classroon Presentation System (ACPS), os quais também incorporam um treinamento de inspeção (walk-around) feito em um avião apresentado aos alunos em realidade virtual.

Cursos disponíveis para as aeronaves

- Treinamento de manutenção

Os cursos de treinamento de manutenção são basicamente de conversão de tipo(treinamento inicial). Seus conteúdos consideram que os alunos já dispõem de um conhecimento básico de sistemas de modernas aeronaves multimotores.

- Familiarização geral

Faz-se uma breve descrição da aeronave, da operação de seus sistemas e de aspectos gerais de manutenção;
- Célula (Estrutura) e Grupo motopropulsor;
- Sistema Elétrico;
- Aviônica.

- Treinamento on-the-job

Um walk-around apresentando os diversos painéis de acesso na aeronave, os pontos de ajustes de diversos sistemas e cuidados de manutenção.

- Treinamento de tripulações

Inicial/Transição: treinamento disponível para pilotos não-qualificados nas aeronaves

Cobre uma apresentação básica da aeronave, descrição dos sistemas, performance, peso e balanceamento, através de estudo em sala de aula (ground school), Dispositivos de Treinamento de Vôo (Flight Training Devices, FTD), Mock-ups e Simuladores de Vôo (Full Flight Simulator, FFS).

Os treinamentos de pilotos do programa ERJ 145 e Legacy podem ser realizados nas instalações da FlightSafety International em qualquer das seguintes localidades:
- Simulators Systems Division: Manchester (Inglaterra), Tulsa (Estados Unidos);
- Paris Learning Center, Le Bourget (França);
- Houston Learning Center: Houston (Estados Unidos);
- Greater Philadelphia/Wilmington Learning Center in New Castle County Airport: New Castle (Estados Unidos);
- St. Louis Learning Center, St. Louis (Estados Unidos).

Os treinamentos de pilotos do programa EMBRAER 170/190 podem ser realizados nas instalações da Swiss Aviation Training em Zurique, na Suíça, e em Montreal, Canadá.

Treinamentos on-site devem ser negociados diretamente com os provedores.

- Treinamento recorrente

Disponível para pilotos já qualificados nas aeronaves e devem ser negociados diretamente com os provedores.

- Treinamento de comissários de bordo

Disponível para comissários de bordo não-qualificados nas aeronaves.

Apresentação básica da aeronave e descrição dos seus sistemas, através de estudo em sala de aula (ground school) e treinamento prático em um Cabin Crew Trainer (CCT).




 

Voltar para o Início Aeronaves Empresa Sala de Imprensa Pessoas Serviços ao Cliente Downloads Aeronaves Usadas

Copyright © 2009 Embraer S.A. Todos os direitos reservados